Francis Rayner

Vistos | Cidadanias | Genealogia | Retificações| Inventários | Contratos Internacionais | Abertura de Empresas

OAB/ES 30.524 | OA 65094L

Notícias

Tempestade DANA: Inundações devastam a Comunidade Valenciana

A tempestade DANA atingiu a Espanha com força total, deixando um rastro de inundações e danos na Comunidade Valenciana. Entenda os fatores climáticos e a resposta do governo espanhol.


Postada em 24/11/2024 às 23:07
Por Equipe Francis Rayner

A tempestade DANA, um sistema de baixa pressão mediterrâneo, atingiu a Espanha na semana passada, trazendo consigo chuvas torrenciais que causaram inundações devastadoras na Comunidade Valenciana. As fortes chuvas, que chegaram a atingir 200 litros por metro quadrado em algumas áreas, provocaram o transbordamento de rios e córregos, inundando ruas, casas e negócios.

Os danos causados pela tempestade DANA foram extensos, com várias cidades e vilas sendo severamente afetadas. Em Orihuela, por exemplo, as águas atingiram mais de dois metros de altura, forçando os moradores a abandonarem suas casas. Em Alicante, o aeroporto foi fechado devido às inundações, e o serviço ferroviário também foi interrompido.

O governo espanhol respondeu rapidamente à emergência, enviando equipes de resgate e ajuda humanitária para as áreas afetadas. O primeiro-ministro Pedro Sánchez visitou a Comunidade Valenciana e prometeu apoio total às vítimas da tempestade. As autoridades também emitiram alertas de inundação e aconselharam os moradores a evitarem áreas de risco.

Os fatores climáticos que contribuíram para a intensidade da tempestade DANA incluem o aquecimento global, que está aumentando a frequência e a gravidade dos eventos climáticos extremos. A localização da Espanha no Mediterrâneo também torna o país vulnerável a tempestades como a DANA, que podem se formar sobre o mar e ganhar força rapidamente.