Os registros de crimes em Portugal dispararam, atingindo o ponto mais alto dos últimos 10 anos. A violência doméstica lidera o aumento preocupante.
Postada em 24/11/2024 às 23:51
Por Equipe Francis Rayner
De acordo com dados divulgados pelas autoridades portuguesas, o número de crimes registrados no país atingiu o maior patamar da última década. Em 2023, foram registrados mais de 500 mil ocorrências, um aumento significativo em relação aos anos anteriores.
A violência doméstica é a principal responsável por esse aumento. Os casos de agressão física, psicológica e sexual contra mulheres e crianças aumentaram drasticamente, representando mais de 30% dos crimes registrados. As autoridades atribuem esse crescimento ao aumento da conscientização e à maior disposição das vítimas em denunciar esses crimes.
Além da violência doméstica, outros tipos de crimes também apresentaram alta. Os roubos e furtos aumentaram em 15%, enquanto os crimes cibernéticos cresceram em 20%. As autoridades atribuem esse aumento ao aumento do uso da internet e ao avanço das tecnologias digitais.
O governo português está preocupado com o aumento da criminalidade e tomou medidas para combatê-la. Essas medidas incluem o aumento do número de policiais, o investimento em novas tecnologias de vigilância e a criação de programas de prevenção do crime. No entanto, os especialistas alertam que ainda há muito a ser feito para reverter essa tendência preocupante.