Entenda as mudanças na aposentadoria em Portugal, que incluem aumento da idade mínima e reajuste real.
Postada em 25/11/2024 às 00:43
Por Equipe Francis Rayner
A idade mínima para aposentadoria em Portugal passará por um aumento gradual a partir de 2025. Atualmente em 66 anos, a idade irá subir um mês por ano até atingir 67 anos em 2030. Essa medida faz parte de um conjunto de mudanças na previdência portuguesa, que também incluem um aumento real no reajuste das pensões.
O aumento da idade para aposentar visa garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário, diante do envelhecimento da população e do aumento da expectativa de vida. Já o reajuste real das pensões busca proteger o poder de compra dos aposentados, que sofre com a inflação.
Além dessas mudanças, a reforma da previdência também prevê a criação de um regime de capitalização individual, que permitirá aos trabalhadores complementar suas pensões com investimentos privados. O objetivo é diversificar as fontes de financiamento da previdência e reduzir a dependência do Estado.
É importante destacar que as novas regras não se aplicam a quem já está aposentado ou próximo da aposentadoria. Os trabalhadores que estão a menos de 10 anos de se aposentar manterão a idade mínima atual de 66 anos. Para aqueles que ainda estão longe da aposentadoria, é recomendável planejar com antecedência e considerar as novas regras ao fazer escolhas financeiras.