O líder socialista deve ser empossado novamente após acordo com partidos separatistas. Entenda os detalhes.
Postada em 25/11/2024 às 00:56
Por Equipe Francis Rayner
A Espanha está prestes a ter um novo presidente: Pedro Sánchez. O líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) deve ser empossado novamente após um acordo com partidos separatistas catalães e bascos.
O acordo é um marco importante na política espanhola, pois abre caminho para a formação de um governo estável após meses de impasse político. Sánchez precisava do apoio desses partidos para garantir a maioria no Parlamento e formar um governo.
Os termos do acordo incluem a transferência de algumas competências para a Catalunha e o País Basco, bem como a criação de uma comissão para explorar novas opções para a relação entre a Espanha e a Catalunha. No entanto, o acordo não prevê a independência da Catalunha, que continua sendo uma linha vermelha para o governo espanhol.
A eleição de Sánchez é um sinal de mudança na Espanha, que tem sido afetada por uma profunda crise política nos últimos anos. O novo governo enfrenta desafios significativos, incluindo a recuperação econômica da pandemia de COVID-19 e a questão da independência da Catalunha. No entanto, o acordo com os partidos separatistas oferece esperança de estabilidade e diálogo no futuro.