Perfil do trabalho na Espanha e em Portugal apresenta diferenças significativas: produtividade e salário são as principais delas.
Postada em 24/11/2024 às 23:57
Por Equipe Francis Rayner
Apesar de trabalharem mais horas por semana, os portugueses produzem menos do que os espanhóis, segundo dados divulgados recentemente. Enquanto os portugueses trabalham uma média de 40,3 horas semanais, os espanhóis trabalham 37,8 horas. No entanto, a produtividade espanhola é 15% maior do que a portuguesa.
Uma das principais diferenças entre os dois países é a organização do trabalho. Em Portugal, as empresas tendem a ser mais hierárquicas, com uma divisão clara entre gestores e funcionários. Na Espanha, por outro lado, as empresas são mais horizontais, com uma maior colaboração entre os membros da equipe.
Outra diferença significativa é o salário. Os espanhóis ganham, em média, 20% mais do que os portugueses. Isso se deve, em parte, ao fato de a Espanha ter uma economia mais forte e um setor de serviços mais desenvolvido.
As diferenças no perfil do trabalho entre Espanha e Portugal também se refletem na qualidade de vida. Os espanhóis têm uma expectativa de vida mais alta, uma taxa de desemprego mais baixa e um maior acesso a serviços de saúde e educação do que os portugueses.
Em resumo, apesar de trabalharem mais horas, os portugueses produzem menos do que os espanhóis devido a diferenças na organização do trabalho, salário e qualidade de vida.