A imigração tem sido o principal fator por trás do aumento populacional em Portugal, de acordo com os dados mais recentes.
Postada em 25/11/2024 às 01:48
Por Equipe Francis Rayner
A população de Portugal aumentou pelo quarto ano consecutivo, impulsionada principalmente pela imigração, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em 2022, a população do país atingiu 10.347.892 habitantes, um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.
O número de imigrantes em Portugal tem crescido constantemente nos últimos anos, com mais de 500.000 estrangeiros residindo no país em 2022. Os principais países de origem dos imigrantes são Brasil, Ucrânia, Índia e Angola. A imigração tem contribuído significativamente para o crescimento econômico de Portugal, fornecendo mão de obra para setores como turismo, construção e agricultura.
Além da imigração, o aumento da taxa de natalidade e a diminuição da taxa de mortalidade também contribuíram para o crescimento populacional. No entanto, o envelhecimento da população continua sendo uma preocupação, com a idade média dos portugueses aumentando para 47,6 anos em 2022.
O governo português tem implementado políticas para atrair e integrar imigrantes, incluindo programas de vistos para trabalhadores qualificados e estudantes internacionais. A imigração tem desempenhado um papel fundamental no crescimento econômico e no dinamismo social de Portugal, e espera-se que continue a ser um fator importante no futuro.